Layout do blog

Ronco: O que é, tratamento e principais causas

Ronco: O que é, tratamento e principais causas

O ronco é um distúrbio caracterizado por ruídos excessivos e deve-se a dificuldade na passagem do ar pelas vias aéreas durante o sono.

A apinéia do sono o indivíduo pode permanecer segundos a minutos sem respirar. Pode trazer uma série de consequências negativas para a saúde, como por exemplo: sono insatisfatório, fadiga diurna, falta de atenção/ concentração, alterações no humor, dores de cabeça, elevação da pressão arterial, aumento de risco de infarto e AVC. 


As principais causas do ronco são: 


  • Flacidez dos músculos da garganta;
  •  Obesidade; 
  •  Obstrução nasal causada pelo excesso de muco ou secreção; 
  •  Rinite crônica;
  •  Sinusite; 
  •  Pólipos nasais; 
  •  Glândulas adenoides e amígdalas aumentadas; 
  •  Queixo retraído (retrognatismo mandibular). 


polissonografia

O tratamento consiste na resolução das causas potenciais do ronco (ex: rinite, sinusite), perda de peso, suspensão de tabagismo, uso de placa apneia/ ronco e em alguns casos o uso do CPAP.  O tratamento cirúrgico pode ser indicado em alguns casos.

Recomendações: 


  • Roncar não é sinal de sono reparador. Se as pessoas próximas se queixam de que você ronca, leve-as a sério e procure assistência médica especializada;
  • Fique atento: os roncadores podem ser tomados por crises de sono incontrolável durante o dia, o que certamente irá prejudicar seu desempenho no trabalho e torná-lo mais vulnerável a acidentes;
  • Evite ingerir álcool e dê preferência a alimentos mais leves, especialmente antes de dormir;
  • Recorra a artifícios que possam ajudá-lo a dormir de lado e não de barriga para cima; Mantenha seu peso em níveis ideais; 
  • Pratique exercícios físicos; * Não fume.


"Este conteúdo é informativo e não substitui uma avaliação médica". 


 Dr. Camilo Azeredo 

( Neurologista)

 CRMMG 38950 / RQE 33175

Laudos Neurológicos para Concursos Públicos com Neurologista Especializado (RQE)
21 de março de 2025
Está se preparando para um concurso público e precisa apresentar um laudo neurológico? Para garantir que seu documento seja aceito pelas bancas examinadoras, é essencial que seja emitido por um neurologista com Registro de Qualificação de Especialista (RQE).
Por Dr. Camilo Azeredo 28 de agosto de 2024
Comunicado do Dr. Camilo Azeredo - Unimed
Qual o tratamento para Alzheimer
3 de agosto de 2022
O tratamento para Alzheimer é feito por meio do uso de medicação contínua, que deve ser indicada pelo médico especialista.
Qual a diferença entre Demência e Alzheimer
3 de agosto de 2022
A demência é um conjunto de doenças caracterizadas pelo declínio cognitivo, sendo o Alzheimer um dos tipos de demência.
Qual o tratamento para a demência vascular?
2 de agosto de 2022
O tratamento para a demência vascular é realizado com o uso de medicamentos para controlar os sintomas, bem como o controle dos fatores de risco.
Qual médico trata a Demência
2 de agosto de 2022
O médico que trata demência é o Neurologista, especialista capaz de diagnosticar e indicar o tratamento adequado. O geriatra e o psiquiatra são outras especialidades aptas a realizar o tratamento.
Qual médico trata alzheimer
1 de agosto de 2022
O médico que trata Alzheimer é o Neurologista, o Geriatra e o Psiquiatra. O Neurologista está entre as especialidades aptas a diagnosticar e tratar o paciente nos mais diversos estágios da doença.
Como tratar demência em idosos
1 de agosto de 2022
Para tratar demência em idosos, o primeiro passo é o diagnóstico e a definição do tipo de demência, que vai orientar toda a linha de tratamento.
Conheça os benefícios da atividade física para o cérebro
22 de junho de 2022
As atividades físicas estimulam a neuroplasticidade do nosso cérebro, facilitando novas conexões entre os neurônios e a criação de novos circuitos cerebrais.
Estimule o dia a dia do idoso com demência
22 de junho de 2022
Pacientes com demência são capazes de realizar inúmeras atividades que podem ser estimuladas pelo familiar ou cuidador para mais qualidade de vida.
Mais publicações
Share by: