
Qual o tratamento para a demência vascular?

O tratamento para demência vascular é realizado principalmente através do uso de medicação para redução dos sintomas e tratamento dos fatores de risco. Com o tratamento adequado e eficiente é possível proporcionar mais bem-estar e qualidade de vida ao paciente.
A Demência Vascular (DV) é o segundo tipo de Demência mais comum. A DV é causada por isquemias ou hemorragias no cérebro. As isquemias no cérebro ocorrem, por exemplo, quando o sangue deixa de circular em uma parte do cérebro e, desta forma, causam morte dos neurônios. A
hemorragia no cérebro é quando um vaso rompe e causa um sangramento cerebral.
A prevenção de novas isquemias ou hemorragias é fundamental para o tratamento do paciente com Demência Vascular.
O uso de medicamentos como donepezila, galantamina, rivastigmina e memantina podem ser indicados em alguns casos, e o tratamento dos fatores de risco como hipertensão arterial, diabetes, tabagismo e sedentarismo reduz a chance de piora do paciente.
Quais são os sintomas de demência vascular?

Os principais sintomas de demência vascular são:
- Perda de memória;
- Dificuldade em falar;
- Dificuldade em realizar atividades cotidianas simples;
- Dificuldade de deglutição;
- Falta de atenção;
- Desequilíbrio e alterações motoras podem associar aos sintomas cognitivos.
A demência vascular geralmente evolui em degraus e os sintomas são resultados de isquemias ou hemorragias cerebrais.
Como é feito o diagnóstico de demência vascular?

O diagnóstico de demência vascular é realizado pelo neurologista a partir da análise dos exames neurológicos e de imagem, como ressonância magnética e tomografia computadorizada, e pela avaliação dos sintomas apresentados e hábitos de vida do paciente.
O diagnóstico possibilita a identificação do grau de complexidade do quadro clínico do paciente. Vale ressaltar que o diagnóstico precoce proporciona qualidade de vida e bem-estar ao paciente por mais tempo.
Como funciona o tratamento para demência vascular?

O tratamento para demência vascular visa reduzir a velocidade de progressão da doença e aliviar os sintomas. A demência vascular também pode ser possivelmente prevenida adotando-se atitudes que podem ser implementadas todos os dias, como atividade física e alimentação equilibrada e saudável.
Além disso, os médicos podem recomendar medicamentos específicos que podem tratar condições subjacentes, como pressão alta e diabetes, fatores que aumentam a chance de um futuro acidente vascular cerebral.
Neurologista para tratar demência vascular
O médico neurologista para tratar demência vascular é o Dr. Camilo Azeredo, médico experiente no cuidado da saúde do cérebro. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento pelo WhatsApp (31) 98260-6212 e escolher a modalidade de atendimento, telemedicina ou presencial na cidade de Betim-MG.