A Demência de Alzheimer é progressiva e os mecanismos envolvidos nesta doença são muito complexos. Infelizmente não existe uma cura para esta patologia.
Os tratamentos existentes podem reduzir a velocidade de progressão da doença e desta forma tornar o paciente mais independente por mais tempo. Os exemplos destes medicamentos são Donepezila, Rivastigmina, Galantamina e Memantina.
Na Demência de Alzheimer podem surgir alterações comportamentais e, nestes casos, alguns medicamentos podem auxiliar a mitigá-las. Alguns exemplos de medicamentos que podem ser utilizados no tratamento de agitação, delírios, alucinações e agressividade são quetiapina, risperidona, olanzapina e aripiprazol.
O tratamento de pacientes com alzheimer e depressão pode incluir o uso de Escitalopram, Desvenlafaxina, Venlafaxina, Mirtazapina, Sertralina e outros (trazodona, Agomelatina, Nortriptilina e citalopram). Cerca de 50% dos pacientes com Alzheimer também possuem depressão.
Vale ressaltar que o método de tratamento a ser realizado deve indicado pelo médico especialista em Alzheimer de acordo com as necessidades de cada paciente.
O tratamento para Alzheimer deve ser procurado assim que os primeiros sintomas são notados por familiares e até mesmo pelo próprio paciente, quando ele relata os sintomas e episódios que estejam ocorrendo em sua rotina.
Os principais sintomas da doença de Alzheimer são alterações na memória, dificuldade em reconhecer rostos familiares ou esquecimento de atividades simples do dia a dia, como por exemplo o trajeto de volta para casa.
A duração do tratamento de Alzheimer é, na grande maioria dos casos, por toda a vida do paciente, desde seu diagnóstico.
Uma vez iniciado, o tratamento precisa ser reavaliado pelo médico especialista em Alzheimer no final dos primeiros 30 dias, mas deve ser mantido por pelo menos de 3 a 6 meses para ver o efeito.
A partir da eficácia comprovada, a estratégia de tratamento é mantida. Em casos específicos, o tratamento pode ser alterado à medida que a doença progride, mas não deve ser suspenso (apenas por orientação médica).
O médico para tratar Alzheimer é o Dr. Camilo Azeredo, neurologista que atende por telemedicina e presencialmente na cidade de Betim. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento pelo
WhatsApp (31) 98260-6212 e escolher a modalidade de atendimento.
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Camilo Azeredo.