
O que é enxaqueca?

A migrânea (“enxaqueca”) é um dos tipos mais comum de cefaleia.
Os episódios geralmente são hemicranianos (“metade da cabeça”), de intensidade moderada a forte, pulsátil, associados com náuseas e/ ou vômitos, fonofobia, fotofobia e, por vezes, sintomas neurológicos transitórios denominados de aura. Ela pode ser dividida em migrânea com aura e sem aura.
A aura é caracterizada por sintomas neurológicos focais que normalmente antecedem a crise de dor. Os tipos mais comuns de aura são visual, sensitiva e motora.
Alguns pacientes podem ter percepções físicas objetivas ou subjetivas que antecedem os episódios de dor. Estes são chamados de sintomas premonitórios e incluem agitação, apatia, depressão, bocejos repetitivos e apetite específicos para determinados alimentos.
As crises podem ser precipitadas por alguns tipos de alimentos.
Por exemplo, leite e derivados, chocolate, alimentos industrializados, excesso de açúcar e cafeína, frutas cítricas (abacaxi, laranja), refrigerantes e bebidas alcóolicas.
Ansiedade, stress, alterações do sono, exposição a calor intenso, alterações hormonais relacionadas com o ciclo menstrual e ambientes com odores fortes também podem ser fatores precipitadores de crises de enxaqueca.
As mudanças nos hábitos de vida podem auxiliar na redução dos episódios de dor.
Existe tratamento com medicamentos específicos para prevenção das crises de migrânea.
"Quero deixar bastante claro que a intenção deste texto é orientar e de forma alguma substitui a necessidade de uma consulta."