Layout do blog

Qual o tratamento para a demência vascular?

Qual o tratamento para a demência vascular

O tratamento para demência vascular é realizado principalmente através do uso de medicação para redução dos sintomas e tratamento dos fatores de risco. Com o tratamento adequado e eficiente é possível proporcionar mais bem-estar e qualidade de vida ao paciente.

A Demência Vascular (DV) é o segundo tipo de Demência mais comum. A DV é causada por isquemias ou hemorragias no cérebro. As isquemias no cérebro ocorrem, por exemplo, quando o sangue deixa de circular em uma parte do cérebro e, desta forma, causam morte dos neurônios. A

hemorragia no cérebro é quando um vaso rompe e causa um sangramento cerebral.


A prevenção de novas isquemias ou hemorragias é fundamental para o tratamento do paciente com Demência Vascular.


O uso de medicamentos como donepezila, galantamina, rivastigmina e memantina podem ser indicados em alguns casos, e o tratamento dos fatores de risco como hipertensão arterial, diabetes, tabagismo e sedentarismo reduz a chance de piora do paciente.

Quais são os sintomas de demência vascular?

Quais são os sintomas de demência vascular

Os principais sintomas de demência vascular são:

  • Perda de memória;
  • Dificuldade em falar;
  • Dificuldade em realizar atividades cotidianas simples;
  • Dificuldade de deglutição;
  • Falta de atenção;
  • Desequilíbrio e alterações motoras podem associar aos sintomas cognitivos.


A demência vascular geralmente evolui em degraus e os sintomas são resultados de isquemias ou hemorragias cerebrais.


Como é feito o diagnóstico de demência vascular?

Como é feito o diagnóstico de demência vascular

O diagnóstico de demência vascular é realizado pelo neurologista a partir da análise dos exames neurológicos e de imagem, como ressonância magnética e tomografia computadorizada, e pela avaliação dos sintomas apresentados e hábitos de vida do paciente.


O diagnóstico possibilita a identificação do grau de complexidade do quadro clínico do paciente. Vale ressaltar que o diagnóstico precoce proporciona qualidade de vida e bem-estar ao paciente por mais tempo.

Como funciona o tratamento para demência vascular?

Como funciona o tratamento para demência vascular

O tratamento para demência vascular visa reduzir a velocidade de progressão da doença e aliviar os sintomas. A demência vascular também pode ser possivelmente prevenida adotando-se atitudes que podem ser implementadas todos os dias, como atividade física e alimentação equilibrada e saudável. 


Além disso, os médicos podem recomendar medicamentos específicos que podem tratar condições subjacentes, como pressão alta e diabetes, fatores que aumentam a chance de um futuro acidente vascular cerebral.

Neurologista para tratar demência vascular

O médico neurologista para tratar demência vascular é o Dr. Camilo Azeredo, médico experiente no cuidado da saúde do cérebro. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento pelo WhatsApp (31) 98260-6212 e escolher a modalidade de atendimento, telemedicina ou presencial na cidade de Betim-MG.


Qual o tratamento para Alzheimer
03 ago., 2022
O tratamento para Alzheimer é feito por meio do uso de medicação contínua, que deve ser indicada pelo médico especialista.
Qual a diferença entre Demência e Alzheimer
03 ago., 2022
A demência é um conjunto de doenças caracterizadas pelo declínio cognitivo, sendo o Alzheimer um dos tipos de demência.
Qual médico trata a Demência
02 ago., 2022
O médico que trata demência é o Neurologista, especialista capaz de diagnosticar e indicar o tratamento adequado. O geriatra e o psiquiatra são outras especialidades aptas a realizar o tratamento.
Qual médico trata alzheimer
01 ago., 2022
O médico que trata Alzheimer é o Neurologista, o Geriatra e o Psiquiatra. O Neurologista está entre as especialidades aptas a diagnosticar e tratar o paciente nos mais diversos estágios da doença.
Como tratar demência em idosos
01 ago., 2022
Para tratar demência em idosos, o primeiro passo é o diagnóstico e a definição do tipo de demência, que vai orientar toda a linha de tratamento.
Conheça os benefícios da atividade física para o cérebro
22 jun., 2022
As atividades físicas estimulam a neuroplasticidade do nosso cérebro, facilitando novas conexões entre os neurônios e a criação de novos circuitos cerebrais.
Estimule o dia a dia do idoso com demência
22 jun., 2022
Pacientes com demência são capazes de realizar inúmeras atividades que podem ser estimuladas pelo familiar ou cuidador para mais qualidade de vida.
Diagnóstico de demência gera fator de risco para o suicídio
22 jun., 2022
Dificuldade para aceitar a doença, elevados graus de ansiedade e estresse são alguns dos fatores que levam um paciente a ter pensamentos suicidas.
Ronco: O que é, tratamento e principais causas
22 jun., 2022
O ronco é um distúrbio caracterizado por ruídos excessivos e deve-se a dificuldade na passagem do ar pelas vias aéreas durante o sono, trazendo malefícios à saúde.
Vícios em jogo eletrônicos entra para a lista de doenças em 2022
22 jun., 2022
O distúrbio de games ou vícios em jogos eletrônicos foi incluído na nova Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde.
Mais publicações
Share by: